Tem dúvidas?

Consulte as questões mais frequentes.

  • Pode aderir ao serviço através do nosso portal, seleccionando a opção de “Adira já”. Em caso de dúvidas deve entrar em contacto com a nossa área comercial que terá todo o gosto em apoiar.

  • O contrato de operação e manutenção é a formalização em suporte físico do acordo celebrado entre as duas partes (Comerciante e AppyPay) em que estão estabelecidas as condições a vigorar. Só depois deste contrato estar assinado por ambas as partes poderá utilizar o serviço.

  • Qualquer empresa pública ou privada que o Banco de apoio autorize a obtenção de credenciais para receber via Pagamentos por Referência, Gateway de pagamentos online ou Débito Directo, pode utilizar o nosso serviço.

  • Pode integrar a API AppyPay aqui!

  • De modo a garantir que a sua loja online garante todas as funcionalidades que melhor se adequam à sua empresa, a AppyPay tem os seguintes plugins disponíveis: Woocommerce e Shopify.

  • Um pagamento frequente é um pagamento que se espera que ocorra de forma recorrente, como o pagamento de subscrições.

    O nosso serviço permite ao cliente, quando efetua uma nova compra, não ter que voltar a introduzir os dados de pagamento, eliminando a fricção no pagamento e dando-lhe uma melhor experiência de compra. Actualmente o único método para implementar o pagamento frequente é o Débito Directo.

  • Para aderir à AppyPay não existe qualquer custo de adesão ou mensalidade (saiba mais).

  • A AppyPay emite e envia as facturas na primeira semana após o fim do mês que estará a ser cobrado. A sua empresa terá 15 dias para liquidar a respectiva factura.

  • Sim está seguro! A AppyPay é um serviço facilitação certificado pela EMIS, tendo a segurança como um dos factores principais para a sua disponibilização.

  • Não. Pode gerar, e enviar por e-mail referências ou links de pagamento. Para facilitar a integração com softwares de gestão , disponibilizamos uma API.

  • Contacte-nos que nós tratamos do resto.

Serviços e Produtos AppyPay

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Tem dúvidas sobre o Multicaixa Express?

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  • O Multicaixa Express tem sido o meio de pagamento que tem demonstrado maior crescimento em Angola, pela sua simplicidade e redução de fricção do pagamento. O serviço da AppyPay permite que qualquer negócio consiga receber facilmente pagamentos autorizados através do Multicaixa Express.

  • Estas são as principais vantagens de aceitar pagamentos Multicaixa Express com a AppyPay:

    • É um meio pagamento rápido e fácil, em que o Cliente apenas precisa do seu telemóvel para autorizar o pagamento;

    • Não existe limite no número de pagamentos a receber;

    • O comerciante apenas necessita de gerar um pedido de pagamento via API ou portal AppyPay que o cliente terá de aceitar, no seu telemóvel, nos 90 segundos seguintes. Se a transação for efectuada com sucesso, receberá uma notificação.

  • Com este serviço permite aos seus clientes pagar por telemóvel, através da aplicação Multicaixa Express. Através da app, os clientes podem associar um cartão de débito a um número móvel e fazer compras e pagamentos instantâneos.

    1. O cliente adere ao serviço via Multicaixa, associando a conta bancária ao número de telemóvel

    2. Completa a activação através da aplicação Multicaixa Express;

    3. Por cada pagamento, recebe no telemóvel os detalhes e valida a compra através de um pin ou impressão digital.

  • Os comerciantes podem autorizar, aceitar pagamentos e emitir devoluções.

  • Para incluir um novo meio de pagamento tem que o ter contratado connosco e obter um TPA virtual junto do seu Banco de Apoio. A AppyPay irá configurar o seu TPA virtual na gateway e partilhar as credenciais consigo, para que possa fazer cobranças via portal ou através de integrações com a sua loja online ou software de facturação.

  • Gateway de Pagamentos Online ou GPO, é a designação definida pela EMIS para o serviço que permite aos comerciantes cobrarem com o Multicaixa Express. Logo, se durante a comunicação com os Bancos lhe for mencionado GPO, já sabe que se trata do serviço para receber pagamentos autorizados via Multicaixa Express.

  • Este método de pagamento permite devolver os fundos aos seus clientes, de forma total ou parcial. Pode realizar uma devolução através do portal ou via API. Notar que deve ter o montante que pretende reembolsar no TPA virtual no momento em que solicita o reembolso.

  • O serviço é semelhante ao do TPA, ou seja, todos os pagamentos cobrados durante o período em que o TPA virtual esteve aberto caem na conta no momento do fecho. Por defeito abrimos e fechamos os TPAs virtuas entre as 8:00 e 8:30 GMT+1.

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Tem dúvidas sobre os Pagamentos por Referência?

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  • As referências multicaixa são utilizadas para pagamentos como Facturas ou Carregamentos. Pode emitir referências multicaixa de acordo à necessidade do seu negócio.

    A referência multicaixa é composta por 3 campos:

    • Entidade

    • Referênca

    • Montante

    Uma referência do tipo factura, recomendada para pagamento de facturas e serviços, é emitida:

    • Com valor fixo

    • Com data limite de validade (por defeito 72 horas)

    • Uma utilização

    Uma referência do tipo carregamento, recomendada para depósitos e carregamentos de subscrições, requer o registo da conta do cliente (ex. número de telefone ou NIF) e permite múltiplos pagamentos com valores variáveis.

  • A compensação dos pagamentos por referência acontecem às 20:00 GMT+1.

  • Deverá obter uma Entidade junto do seu Banco de apoio, seleccionar o tipo de pagamento pretendido (Factura ou Carregamento) e informar que pretende utilizar o serviço da AppyPay como facilitador. Caso seja necessário entre em contacto connosco para obter os formulários do Banco e detalhes sobre os passos a seguir.

  • 1. Aceda ao portal AppyPay;

    2. Menu ‘Pagamento Online’ e em ‘Novo’;

    3. Seleccionar o método “Referência”;

    4. Insira o Valor, Montante e Descrição (opcional);

    5. Clicar no botão ‘Gerar referência‘.

    Uma vez efectuado com sucesso a Entidade, Referência e Valor vão estar visíveis para que possa partilhar por Email ou redes sociais.

  • Incluir referências na sua loja online traz diversas vantagens, quer para o cliente, quer para o comerciante. Em primeiro lugar, o pagamento através de referências é um dos métodos com os quais os clientes estão mais familiarizados. É também um dos que mais inspira confiança ao consumidor, dado que não é necessário revelar dados bancários.

    Com referências, a confirmação do pagamento é automaticamente enviada ao comerciante, sem a necessidade de se preocupar com cobranças. Isto significa que recebe notificações dos pagamentos, em tempo real, e sabe o que está pago, de forma inequívoca, para poder expedir imediatamente as encomendas ou serviço.

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Tem dúvidas sobre o UNITEL Money?

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  • O serviço da AppyPay inclui diversos métodos, como pagamento via Multicaixa Express, Referência e Débito Directo. A vantagem principal é a possibilidade de realizar uma única integração e ter os diferentes métodos disponíveis.

    Importante notar que também reduz o trabalho de manutenção, pois apenas tem que gerir uma única integração, sem a necessidade de ter que comunicar com a UNITEL.

  • Para realizarmos a configuração de uma conta UNTIEL Money deverá ter as credencais disponibilizadas pela UNITEL associadas à sua conta. O dinheiro dos pagamentos será disonibilizado na sua conta UNITEL Money.

  • A AppyPay envia uma factura mensal com o total das transacções do mês. O valor deverá ser pago via transferência, pagamento por referência ou débtio directo, dentro de 15 dias após a emissão da factura.

  • Deve enviar um pedido de credenciais para o email dl_unitelmoney-dnfm-gestao-produto@unitel.co.ao e colocar o email comercial@appy.co.ao em cópia do email para que possamos dar o devido acompanhamento.

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Tem dúvidas sobre o Débito Directo?

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  • Para receber pagamentos por débito directo, é necessário que o Comerciante (credor) tenha optado por esta forma de cobrança e celebre com o devedor um acordo que estipule as condições relativas à cobrança de débitos diretos. O Cliente (devedor) tem de conceder uma autorização de débito em conta (ADC) ao seu credor, para que este possa, através da AppyPay, ordenar débitos directos na conta indicada pelo devedor. As ADC-CAP (Com Aviso Prévio) devem ser sempre assinadas pelo devedor e disponíveis em suporte electrónico. Não são válidas as ADC-CAP transmitidas pelo telefone ou os acordos meramente verbais.

    As ADCs-SAP (Sem Aviso Prévio), que não requerem assinatura, ainda não estão disponíveis no mercado angolano.

  • O IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura normalizada de número de conta de pagamento. Permite identificar e validar uma conta de pagamento em Angola e pode conter até 34 carateres. No caso angolano, o IBAN tem 25 carateres e inicia-se com AO06, seguido de 21 dígitos, que correspondem ao Número de Identificação Bancária (NIB).

  • A alteração de IBAN implica o cancelamento da ADC válida com o IBAN antigo e a criação de uma nova ADC com o novo IBAN.

  • Sim, por defeito, o prazo é de um ano, mas o credor poderá alterar esta data na assinatura da ADC, com o acordo do devedor.

  • O devedor pode, na ADC, estabelecer os seguintes limites às cobranças por débito directo nas suas contas:

    • Temporalidade: o devedor comunica uma data-limite a partir da qual não aceita a realização de determinada cobrança por débito directo. É o caso, por exemplo, dos pagamentos a prestações, em que o devedor sabe antecipadamente o ano e o mês em que ocorre a última prestação;

    • Periodicidade: o devedor comunica ao seu prestador de serviços de pagamento que determinada cobrança por débito directo na sua conta só pode ser realizada, por exemplo, uma vez por dia, uma vez por semana, uma vez por mês, uma vez por trimestre, uma vez por semestre ou uma vez por ano;

    • Montante máximo: o devedor pode definir um limite máximo para determinada cobrança por débito directo, quer porque sabe exatamente o valor que lhe vai ser debitado (são os casos, por exemplo, dos pagamentos de subscrições), quer porque, conhecendo os consumos que habitualmente efetua, não pretende vir a ser cobrado por valores acima do razoável;

  • Se o aumento de preço estivar abaixo do “Montante máximo” definido no Mandato (ADC), a instrução pode cobrar o novo valor sem qualquer problema. Se o preço aumentar acima do "valor máximo" definido no mandato (ADC), é necessário cancelar o mandato existente e criar um novo com um novo "valor máximo".

    A definição de montante máximo não é uma opção obrigatória no sistema, mas os Clientes têm o direito de solicitar a sua definição.

  • Sim. O devedor continua a ter a possibilidade de dirigir-se ao seu Banco de Apoio e solicitar o não pagamento daquela cobrança específica antes da data prevista para o débito, mantendo-se válida a autorização de débito em conta para futuras cobranças.

  • Caso o débito directo tenha ocorrido há menos de 60 dias, pode formular o pedido de reembolso do valor junto do seu prestador de serviços de pagamento.

    Em todo o caso, dispõe do prazo de 395 dias, a contar da data do débito em questão, para solicitar a sua rectificação, caso a cobrança não tenha sido autorizada (não exista ADC) ou tenha sido incorretamente executada. Findo esse prazo, o pedido de ressarcimento do valor reclamado terá de ser efetuado junto do credor, ou mediante o acionamento dos meios extrajudiciais e/ou judiciais adequados.

  • Opção 1: O cliente pode solicitar ao banco de apoio para cancelar a ADC.

    Opção 2: O comerciante tem a opção de cancelar a ADC através do portal da AppyPay.

    Nota: O cancelamento da ADC é irreversível.

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